sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

fala sobre a televisão dital e alta definição

Televisão digital
API Sigla de Application Programming Interface, é a interface entre o sistema operacional da URD e as aplicações criadas para o usuário, como por exemplo jogos, comércio electrónico, guia de programação, etc...
Application Programming Interface
Ver API
Bit
Abreviação de dígito binário, unidade de quantidade de informação. In: PARETO NETO, João Victório. Dicionário de Telecomunicações. Rio de Janeiro, Editora Rio – Biblioteca Telebrasil, 1991. p.54
CableLabs
É o órgão técnico da associação dos operadores de TV a cabo dos Estados Unidos
CAS
Sigla de Condicional Acess System (Sistema de Acesso Condicional)
Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing
Ver COFDM
COFDM
Sigla de Coded Ortogonal Frequency Division Multiplexing, método de modulação das plataformas tecnológicas DVB (europeia) e ISDB (japonesa) de televisão digital
Condicional Acess System
Ver CAS
DAVIC
Sigla de Digital Audio Video Council - consórcio que congrega mais de 300 membros no mundo entre fabricantes de computadores, televisão interactiva, software, redes e protocolos"
Digital Audio Video Council
Ver DAVIC
Digital Television Industrial Alliance
Ver DTVIA
DTVIA
Sigla de Digital Television Industrial Aliancei
Hipermídia
Refere-se à possibilidade técnica de navegação pelas informações, ou seja, de obtenção de informações adicionais através de inteirações com um programa (de computador) que reage de acordo com os comandos recebidos. A hipermídia, recurso comum em microcomputadores e "ausente na televisão analógica (...) é baseada em uma interface (imagem) composta de objectos clicáveis, ou seja, objectos que podem ser de alguma forma seleccionados e 'clicados'.
Ao serem clicados, esses objectos activam comandos que podem ser, por exemplo, exibir mais informações sobre um detalhe da imagem ou substituir a imagem actual pela de outro programa. Uma imagem de televisão contendo objectos clicáveis forma então uma interface hipermídia, possibilitando ao usuário seleccionar objectos e, a partir dessa selecção, obter informações adicionais relacionadas ao programa em curso, mudar para outros programas, efectuar compras electrónicas, divertir-se com jogos electrónicos, etc.
Os recursos necessários para um telespectador usufruir da hipermídia localizam-se" no módulo de recepção e descodificação dos sinais, nos aparelhos receptores. Este pode ser interno ao aparelho ou externo, através de um conversor (set-top box) semelhantes aos utilizados actualmente pelos assinantes de TV a cabo, DTH e MMDS. "Desta forma, mesmo os usuários que utilizem-se de um televisor analógico", com um conversor conectado, poderão usufruir dos "recursos hipermídia dos novos programas de televisão" e de outros serviços de informações que serão oferecidos.
International Organization for Standardization
Ver ISO
ISO
Sigla de International Organization for Standardization
LDTV
Sigla de Low Definition Television, televisão com resolução de baixa definição, com 240 linhas e 320 pixels por linha, utilizando o formato de tela 4:3.
Mbits/s
Abreviação de megabits por segundo
MHEG
Sigla de Multimédia and Hypermedia Expert Group, um grupo técnico formado pela ISO para "estabelecer um padrão para a troca, a apresentação e o armazenamento de dados e aplicações para prover serviços interactivos. Este padrão é o ISO/IEC 13522, conhecido por padrão MHEG, que especifica a representação codificada de objectos de informação multimédia/hipermidia, chamados de objectos MHEG, para a troca através de qualquer meio, o que inclui redes locais, redes de telecomunicações de longa distância, redes de difusão, meios de armazenamento, etc." .
Multicrypt
Sistema de Acesso Condicional totalmente aberto.
Multimédia and Hypermedia Expert Group
Ver MHEG
Multimédia
É a apresentação de informações utilizando-se das diversas formas possíveis de comunicação: sons, imagens, textos e sensação táctil. A televisão analógica disponibiliza as duas primeiras e, de uma forma limitada, a terceira.
A televisão digital, por possuir uma melhor resolução (...), possibilita uma utilização mais intensiva de textos com letras menores e gráficos com detalhes finos. E o áudio com frequências hiper-baixas reproduz, em certa medida, as vibrações que são percebidas mais pelo tacto que pelo ouvido". A completa fruição dos recursos multimédia dependerá "das características do aparelho receptor do usuário.
PCMCIA
Sigla de Personal Computer Memory Card International Association, a associação internacional que criou um padrão para a conexão de periféricos a computadores portáteis. O conhecido PCMCIA card, cartão PCMCIA, é um módulo do tamanho de um cartão de crédito com espessuras de 3.3 mm, 5.0 mm e 10.5 mm para os Tipos I, II e III respectivamente". In: Idem, p.76.
Personal Computer Memory Card International Association
Ver PCMCIA
Simulcast
Transmissão simultânea de uma mesma programação em um canal digital e um canal analógico, utilizado no período de transição da tecnologia analógica para a digital.
Simulcrypt
Sistema de Acesso Condicional aberto sob controle
Sistema de Acesso Condicional
Ver CAS
UHF
Sigla de Ultrahigh Frequency (frequência ultra-alta), de 470 MHz a 890 MHz, correspondente aos canais de televisão de 14 a 83
Ultrahigh Frequency
Ver UHF
Unidade Receptora-Decodificadora
Ver URD
URD
Sigla de Unidade Receptora-Decodificadora
Very High Frequency
Ver VHF
VHF
Sigla de Very High Frequency (frequência muito alta), de 54 MHz a 216 MHz, correspondente aos canais de televisão de 2 a 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário